quarta-feira, 2 de julho de 2008

A MINHA “NÃO-RELIGIÃO” OU A RAZÃO DA MINHA “NÃO-FÉ” por Aline Rocha

Não, lamento informar, mas caro leitor, não, não tenho mais fé. Muitos me perguntarão, mas como? Como isso é possível? Sofreu algum trauma? Alguma decepção? Deus não atendeu algum pedido seu? E eu responderei tranqüilamente: nada disso, simplesmente raciocinei e cheguei a essa conclusão. E, em seguida, explicarei como isso se deu.

Passei alguns meses pensando na seguinte questão: “a fé sufoca a inteligência?” e finalmente conclui que essa sentença está ao contrário: na verdade, a inteligência sufoca a fé. Porquê? Simples: o que é a fé? Hebreus 11.1 "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Logo para se ter fé, é necessário ser alienado e não questionar o porque das coisas.

Seguindo esse raciocínio, vamos tomar como exemplo um caso muito comum no Rio de Janeiro: o falso seqüestro pelo celular. Você está em casa tranqüilo sentado no sofá assistindo televisão quanto de repente toca o celular, do outro lado da linha está um bandido que diz estar com uma pessoa muito querida sua ao lado e anuncia o seqüestro. Nesse momento, qual é a sua reação?

Opção 1 – Você responde:
- Nossa! Você pegou o meu marido!
E o bandido do outro lado da linha responde:
- Sim, tem um homem aqui comigo.
Você pergunta:
- Ele é moreno?
O bandido fala:
- Sim um homem, moreno
- Alto?
- Sim, homem, moreno, alto. Olha só, minha senhora, não tenho muito tempo para ficar falando dele não, veja bem, madame, ou a senhora deposita 10mil reais na conta xyz no banco zws ou ele vai tomar um tiro no meio da cara...
-
Então, você implora pelo amor de Deus que não faça nada com o seu marido pega a bolsa, o cartão, vai correndo até o banco faz um empréstimo no caixa eletrônico e transfere tudo para a conta do bandido. E, duas horas depois, descobre que o seu marido está trabalhando tranqüilamente no escritório e que você foi mais uma vítima do “golpe do celular”.

Opção 2 – – Você responde:
- Nossa! Você a minha filha!
E o bandido do outro lado da linha responde:
- Sim, tem uma menina aqui comigo.
Você pergunta:
- Ele é ruiva?
O bandido fala:
- Sim uma menina, ruiva
- Magra?
- Sim uma menina, ruiva e magra!
- Ah! Seu bandido FDP, vai tomar no *, pq eu não tenho nenhuma filha! E desliga o telefone na cara do bandido. Para logo depois ligar para a operadora do celular e solicitar o bloqueio da linha.

E então, em qual exemplo você se encaixa? Qual é o seu perfil? Como você agiria? Como a pessoa da opção 1 ou a pessoa da opção 2? Mas, afinal o que isso tem a ver com fé? A resposta é: tudo!

Você não vê, não está vendo, não tem provas, mas mesmo assim crê que um bandido está de posse de alguém que você ama. Da mesma forma, agem os líderes religiosos (não que todos sejam bandidos), entretanto, eles se valem e manipulam o seu medo.

No momento em que ele explora o seu temor, ele te prende, te escraviza. Agora: porque todos têm sucesso? Porque sempre vivemos em “estado de alerta”. O medo é um mecanismo de defesa desenvolvido para a preservação da vida. O medo é natural, entretanto o medo não pode ser capaz de aprisionar a nós mesmos a menos que permitamos, logo o medo nos prende, se tornando uma armadilha.

Acredito que nunca vivemos antes em uma sociedade tão temerosa. Uma sociedade que se arma, que se esconde atrás de grades, que não sai nas ruas à noite com medo do que nem ela mesmo sabe. Penso que talvez a causa disso esteja na mídia que divulga diariamente notícias de tragédia de todas as partes do mundo alimentando ao mesmo tempo uma população sádica e medrosa.

Porém, voltando as nossas analogias, qual é o objetivo de ambos: do bandido que está preso na penitenciária Bangu I e da maioria dos líderes religiosos, o mesmo: lucrar com o seu medo. Isso, isso mesmo, a verdade dói mais tem que ser dita: lucrar com o seu medo.
Todos temos algum medo, se não o temos, temos algum distúrbio neurológico e/ou psiquiátrico. Aliás, na minha opinião, líder religioso que se preze tinha que se abster de tudo como fez Jesus, Buda, Francisco de Assis, Gandi etc

E não ficarem te amedrontando em templos religiosos luxuosíssimos desfrutando de salário e conforto na maioria das vezes. Quem se comporta dessa forma, não é muito diferente do bandido do outro lado da linha do celular te ameaçando. E o pior: com apoio do Estado que não cobra impostos do dinheiro arrecadado pela empresa cuja razão social se inicia por: templo, igreja, centro espírita etc

Essa estratégia de conquista por meio do medo é realmente muito interessante, porque todos nós temos pontos fracos, até Aquiles tinha porque você não tem? Qual é o seu ponto fraco? Relacionamento amoroso? Finanças? Saúde? Medo da morte? Para tudo esses líderes oferecem uma solução e quando digo líderes incluo nesse balaio todos os crentes, não só os evangélicos, mas os que crêem em alguma coisa, os que tem fé em algo. Portanto incluo desde o casal de pastores que está preso no EUA até a vovô cigana que promete trazer a pessoa amada de volta em sete dias.

Nesse momento, você deve estar se perguntando, puxa, Aline, então você não tem mais fé? Sim, não tenho mais fé, preferi substituí-la pelo questionamento. O que não quer dizer que eu não admita a possibilidade da existência de Deus, do demônio, de Jesus, Noé, Paulo, João, Elias. Porque não? O mundo é tão perfeito, tão exato, tão rico em detalhes que não me sinto confortável de assumir uma posição atéia. Prefiro continuar com as minhas dúvidas e os meus questionamentos, sem nenhum tipo de fé: nem na existência, nem na inexistência.

Voltando ao exemplo do falso seqüestro e se concentrando na segunda opção, o fato da pessoa não ter uma filha não exclui a possibilidade dela ter “uma pessoa querida”, que ela ame e que seja amada por ela. Entretanto, o fato dela raciocinar e não ter fé no bandido a livrou de uma situação muito ruim.

Enfim, a minha vida em especial, é plena de boas coincidências e a todas agradeço ao Verbo. Mas, o que é o Verbo? O Verbo é uma forma de lei de atração, muito diferente da estratégia de marketing do bestseller “O Segredo”. Existem leis físicas de causa e feito, quando se tem amigos se é melhor favorecido do que quando não se tem. Normalmente quem faz o bem recebe o bem.

Acho que tudo na natureza é harmonioso, se planto um pomar e cuido muito provavelmente colherei frutos. Contudo não se algo não acontecer como imagino não posso transferir a culpa dos meus fracassos nem para mim, nem para outro ser exterior. Se não chover e eu perder a colheita do meu pomar, devo compreender e buscar qual foi o erro, tentar encontrar uma melhor solução e seguir em frente.

Quem senta se conforma, acha que foi da vontade de um ser exterior, não luta e não cresce. Quem acha que foi um karma de outra encarnação também se conforma, não luta e não cresce. Conseqüentemente, ambos não amadurecem, nem evoluem, nem se tornam vencedores.

Para ser um vencedor, é necessário ultrapassar barreiras, superar os próprios limites, quebras recordes, ir onde ninguém jamais esteve. Os grandes heróis do passado foram heróis porque não tinham medo, eram corajosos, lutaram pelo que acreditavam e, como disse o personagem principal do filme “Coração Valente” na última fala do filme: FREEDOM!!!!

Obs: Por isso, que épico é o meu gênero favorito de filme!

Até o meu próximo post!

Um comentário:

Unknown disse...

oie Aline....
Depois de tanto me perguntar, afinal quem é deus ? cheguei a conclusão q esse deus desenhado por humanos e puro delírio. O universo, a natureza, nossas células, são tão complexos e funcionam com tanta harmonia, que não posso acreditar q este mesmo deus q criou tudo isso, seja o mesmo deus q prega o medo e nos torna cego. Se deus existe, ele é tão complexo, que nós humanos nunca conseguiremos compreender. Não me considero ateista, e sim agnostica.