terça-feira, 1 de julho de 2008

O que houve afinal pra eu sair e deixar de ser crente, ou melhor, por que eu deixei de ser religiosa? Por Aline Rocha

Bem, como muitos me perguntam e vários irão me perguntar isso para o resto da minha vida, resolvi colocar essa explicação em um post no meu blog, assim quando alguém me perguntar eu peço o e-mail e envio esse link! rsrsrsrsrsrs

Por vários motivos... Dessa forma, vamos começar pelo começo...

Conheci o espiritismo durante 16 anos, fiz curso de todos os livros da doutrina espírita: Livro dos Espíritos, O q é o espiritismo, Céu e o Inferno, O Evangelho segundo o Espiritismo, Gênesis... Além dos livros de Chico Xavier e de outros.

Entretanto, quando tinha 18 anos, uma tia minha muito querida que era espírita há mais de 10 anos e trabalhava como médium de desobsessão teve sérios problemas psiquiátricos causados pela presença de uma legião de espíritos obsessores. Por causa disso, ficou internada por alguns dias em um manicômio. Esse fato em especial me perturbou bastante, pq nessa mesma época eu fazia o curso do Livro dos Médiuns e lá estava escrito que quem usasse a mediunidade para o bem não sofreria com esse tipo de problema.

Outra questão muito delicada é a bíblia: eu queria estudar mais a bíblia. Eu lia sempre a bíblia católica (tinha um exemplar em casa que ganhei dos meus avós que são exemplo de vida cristã e via que o que era pregado na doutrina, principalmente de acordo com o Evangelho Segundo o Espiritismo não tinha nada a ver com a Bíblia) Se Kardec queria uma nova religião que criasse um novo livro como o Alcorão, por exemplo. Mas, não quis se definir como "cristão"...Agora, agüenta!!!

Depois q me converti em uma Igreja Batista, comecei a ler a bíblia e constatei como muitas passagens bíblicas foram adulteradas para criar essa doutrina do espiritismo. A mais chocante é como conseguiram manipular a vinda do Espírito Santo e dizer que isso seria o espiritismo. Mas, muitos espíritas não sabem disso pq nunca se deram ao trabalho de questionar ou pelo menos pegar a bíblia e ler o texto na integra que é citado em partes em outros livros espíritas. Aliás, questionar tb não é admissível para os cristãos. Passei dois anos da minha vida na igreja batista, para depois descobrir que o pior pecado não era matar, roubar, estuprar e sim questionar.

Constatei, q não existe "fé esclarecida". Leia: Hebreus 11:1 "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Não existe fé "esclarecida" nem "raciocinada" como dizem os espíritas, ou seja, não existe uma "fé mais racional"...

Por exemplo: você vai sair de casa, olha para o céu e vê nuvens escuras.

Opção 1: você pega o seu guarda-chuva e coloca na bolsa pq tem fé q vai chover água.

Opção 2: você pega o pega um escudo da Idade Média e coloca na bolsa pq tem fé q vai "chover" flechas. (OBS: Por isso adoro filmes épicos!!!rsrsrs)

Fato: pode chover ou não. Você viu o céu nublado e acreditou q choveria. Qual é a opção mais lógica? O escudo ou o guarda-chuva? O guarda-chuva, óbvio! Mas, isso não deixa de ser uma crença pessoal sua de que "vai chover". Da mesma forma a fé.

Vamos comparar o espiritismo com o as doutrinas evangélicas. Você tem um filho que nasce com algum tipo de deficiência.

Opção 1: (Espírita) Essa criança nasceu assim pq em outras encarnações ela fez alguma coisa errada e nessa está "resgatando" uma dívida anterior. (teoria das provas e expiações)

Opção 2: (Evangélico) Essa criança nasceu assim pq Deus quis, Deus tem um propósito para essa criança q talvez só saberemos quando estivermos na graça.

Quem está correto? Todos os dois ou nenhum dos dois! Mas, como assim??? O fato é que a criança nasceu com a deficiência, assim como o fato é que céu está nublado. Se vai chover ou não é uma possibilidade. Buscamos a nossa fé, como formas de nos proteger quanto ao "desconhecido", a nossa fé é o nosso escudo, nosso guarda-chuva de algo q talvez não aconteça. Pode ser que saiamos de casa prevenidos, mas que não chova, bata um vento e o céu limpe. Pode ser q quando morrermos não encontremos “anjinhos” ou “diabinhos”, pode ser que depois de morrermos não vamos encontrar nada além de minhoquinhas comendo o nosso corpinho. Nada além disso... Pode ser. (é como eu sempre digo, só vou ter certezas depois que eu morrer! )

Hoje, creio em Deus e em Jesus. A parte meio "surreal" da Bíblia não me interessa pq o mais importante não é se corpo de Cristo ressuscitou ou se deram um sumiço nele para na tentativa de evitar a idolatria ao corpo. O q me interessa é o código de ética e comportamento q Jesus deixou: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".

O espiritismo é essencialmente antropológico, crê na salvação do homem pelo próprio homem: "Fora da Caridade não há Salvação". Jesus é um espírito evoluído q passou por inúmeras encarnações para alcançar o estágio atual. Para conseguir o céu basta fazer a caridade. Não há louvor, não há adoração, não há Espírito Santo, Deus é um coadjuvante.

O cristianismo evangélico é essencialmente teológico. Deus é o criador do céu e da terra e Jesus é o seu único filho. A salvação se deve a crer em Jesus e não nas obras, (na caridade). A parte do mandamento privilegiada é a primeira parte amar a Deus sobre todas as coisas. Caridade é uma coisa rara, feita somente para "constar" o q importa é a missão de sair pelo mundo pregando o evangelho e fazendo com q as pessoas aceitem Jesus como seu único Salvador (ou seja, conseguindo, mais clientes para a empresa, leia-se igreja – é serviço de prospecção mesmo, vendedor, marketing ativo). Basta ir a Igreja, louvar, dar o dízimo q você está salvo. Vemos muitas pessoas q são mercenárias e egoístas até pq tem q ganhar o suficiente para sobrar os "10%" da igreja...

Acredito que a religião não aliena as pessoas e sim os seus líderes...

Além disso, vivi uma questão muito complicada na Igreja q congregava.

Coloquei na comunidade do orkut da igreja dois tópicos:

"Diga não a qualquer tipo de fanatismo"

E outro q falava do envolvimento de pastores com a maçonaria, inclusive citando nomes de pastores maçons. E esses nomes estão disponíveis no Google para quem se der ao trabalho de pesquisar, não é fofoca de alguém que me contou que fulano freqüenta...

E eles foram sumariamente excluídos pelo próprio pastor presidente que é o moderador da comunidade... Pq? Pq não interessa a verdade. Os líderes não querem que os crentes saibam as verdades pq verdade significa poder (leia a Verdade segundo Focault nesse mesmo blog).

Jesus não fundou religião nenhuma e nem advertiu ninguém do tipo é bom q vocês se reúnam criem uma igreja com líderes, dêem cargos assalariados para os mesmos etc. Quem instituiu isso foi Paulo q no início só fazia era perseguir os cristãos.

Quando excluíram os meus tópicos, não me deram nenhuma explicação para o fato, sabe, uma vez li que quando a pessoa se dá ao trabalho de discutir contigo é pq você é importante. Mas, se ninguém discute contigo é pq você significa nada. Outra coisa que fiquei pensando é que muitas vezes quando a pessoa não se defende é pq ela tem culpa no cartório e tem medo de confrontos e sair perdendo. Portanto, é mais fácil te excluir e ficar por isso mesmo... Fingir q esse desconforto nunca existiu...

Em seguida, quando depois de uma semana de eu gritar, espernear por meio de mensagens postadas na própria comunidade e enviar scraps para o pastor cobrando alguma satisfação ou um mínimo de consideração por ser membro da igreja etc (no sentido figurado rsrsrsrs) O pastor se pronunciou: e o pior para a minha surpresa ele disse que quem apagou os meus tópicos foi o DEMÔNIO. E como se não bastasse ele me chamou para uma reunião particular no gabinete da igreja e orou comigo para o demônio sair do meu orkut.

Cruzes: foi uma cena chocante! Nunca vi isso na minha vida: uma pessoa ORAR POR UMA MENTIRA! Nunca imaginei que um líder religioso fosse capaz disso: ele chega gaguejou... Fiquei pensando o seguinte: se o inferno existe ele vai "arder no mármore do inferno" como diziam os personagens da novela "O Clone" da Rede Globo.

Cheguei a conclusão de que ou ele é ateu ou ele é um mentiroso muito do safado... Seria melhor até que fosse ateu (pq para um ateu rezar para uma pedra ou para Deus não faz diferença mesmo), mas de qualquer forma seria um mentiroso safado, pq eu nunca vi uma pessoa mentir para Deus...

Isso sem contar com um projeto de 500mil reais para colocar ar-condicionado na igreja, a liberação de 20mil reais de verba para uma empresa de consultoria para fazer o orçamento desse mesmo ar-condicionado, o salário dele de 10mil reais e o da esposa de 10mil reais tb (fora que eles tem carro e casa da igreja) a contratação de um pastor auxiliar ganhando tb 10mil reais e sua esposa tb mais 10mil reais, campanha para compra de automóvel para desse pastor auxiliar, assembléia para aumento do salário dos pastores semi-auxiliares pq se o salaário continuar baixo eles iam mudar de igreja e a igreja iria perder bons pastores (afinal o que é isso? Igreja ou clube de time de futebol). Logo, com esse valor, quantas cestas básicas eles poderiam dar aos pobres? Quantos projetos sociais? Montar um laboratório de informática na igreja e dar cursos gratuitos profissionalizantes de informática para jovens carentes...Tenho infinitas idéias....

O dízimo era dado em um envelope e tinha que colocar nome, telefone, endereço e mês da contribuição. Sendo que ninguém dava para a gente Nota fiscal para comprovação da doação e declaração no imposto de renda. Uma vez perguntei isso para um professor da escola bíblica e ele disse que nunca recebeu nenhum comprovante dos dízimos.

Na igreja praticamente não há trabalho social, a campanha do kilo é só uma vez por mês, muito mal divulgada (acho que é para não dizer que não tem), só pedem um kilo de alimento e as pessoas só dão um kilo. A igreja deve receber no máximo uns 100kg por mês. É olha que são 2mil membros!!!

E as impressões? Nossa você tem que ver a qualidade do material impresso: colorido, papel couchê, cada dia saía de lá com umas cinco folhas na mão. E sempre sobra, sabe? As pessoas crentes bitoladas devem achar que papel e impressão é barato! Vai fazer um orçamento em uma gráfica qualquer e depois me diz!

Mas, a gota d’água foi quando eu conheci uma menina crente muito legal no orkut que me disse que tinha medo de “perder a salvação” pq Deus não permitia questionamentos. Cá entre nós: entre o céu e o inferno, eu acho que prefiro o inferno. De que adianta eu ir para um lugar e ficar lá sozinha, só com o meu avô (que é o único evangélico da minha família) De que adianta eu ir para um lugar que eu não posso assistir a filmes, que eu não posso dançar dança do ventre que é uma dança pagã de adoração a deusa, que eu não posso estudar tudo o que eu quero, porque senão vou começar a questionar. De que adianta, hein?

Nesse momento cheguei a conclusão que o mundo deveria parar para eu descer, como disse uma amiga minha do orkut que é agnóstica. Nesse momento, caiu a ficha e eu percebi que diferente do que muitos pensam, o pecado original não tem nada a ver com sexo, tampouco com maçã...rsrsrsrs Se conhecimento não sufocasse a fé, o pecado original não seria provocado pelo comer do FRUTO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO...

Conhecimento é poder! Só quem conhece consegue manipular consegue sucesso. Não sejamos ingênuos!!! Vide o mercado de trabalho atual: quem consegue emprego? Quem tem mestrado, doutorado ou quem “conhece” o dono da empresa? Quanto maior o “conhecimento” maior o poder... Quanto maior a ignorância maior a manipulação. Os líderes não admitem que nós meros mortais tenhamos conhecimento. Inclua nesse balaio todos os líderes: impressa, religiosos, políticos etc – (Leia nesse mesmo blog os textos sobre "lavagem cerebral" e a programação neurolingüística! O passo-a-passo de como hipnotizar e converter alguém por meio de um culto. )

Enfim, como pode uma religião dizer que o questionamento é "o pior pecado possível", se existem tantos outros "pecados" muito piores como, por exemplo, o estupro de criancinhas inocentes e indefesas? Por mim, basta de religiões!!! Sou uma pessoa curiosa, que mesmo tendo um lado espiritual, não aceita dogmas, líderes e doutrinas criadas por seres humanos como eu para realização dos seus desejos mais escusos e manipulação da população em geral.
Xíííí.... Não dá não! Chutei o balde... hehehehehehe Agora sou livre: tenho um lado espiritual independente de religião!

2 comentários:

Ernesto von Ruckert disse...

Parabéns, Aline. Você finalmente abriu os olhos. Não condeno as pessoas sinceras que, sem "conhecimento" seguem os ensinamento dos lideres religiosos pensando que estão no caminho da salvação. Mas sinto que é meu dever ético abrir-lhes os olhos. E é isto que tenho feito. Fico feliz quando vejo alguém chegar às conclusões que você chegou. Isto é muito mais ético, mais sábio e mais virtuoso. Havendo deus, por certo que ele há de valorizar exatamente o tipo de conduta que você passou a ter. Um grande abraço com todo o meu apoio.

Unknown disse...

Oi Aline !!!...Visitando a página de recados do meu amigo Leandro, vi seus scraps lá e achei interessante porque vc. diz que também não acredita em Espiritismo, e por isso vim visitar seu blog. Olha, também acho muito importante as pessoas serem esclarecidas e, principalmente, não serem fanáticas,...pois acho que o Fanatismo é um grande mal quando as pessoas acabam virando "presas" de outras mal intencionadas. Não acredito que todos os pastores, ou todas igrejas evangélicas sejam iguais neste sentido. Sou frequentadora da Igreja Assembléia de Deus, e nunca me pediram um centavo se quer,...e se algum dia me pedirem,...abandonarei a igreja, pois Jesus não pedia dinheiro pra curar e fazer todo bem que fez. Eu continuo indo à igreja,...mas acima de tudo, creio em Deus. É ele quem dirige minha vida, e não os pastores da igreja, vc. entende?.
Lamentável que vc. tenha passado por uma péssima experiência na igreja em que congregavas. Realmente, isso faz com que muitas pessoas se decepcionem e se afastem. Visitarei seu orkut também para que possamos conversar mais, ok?!.
Um grande abraço!!!