Antes de terminar esta seção sobre conversão, falemos sobre as pessoas que são mais suscetíveis a ela e sobre Movimentos de Massa. Sutphen está convencido de que pelo menos um terço da população é o que Eric Hoffer chama de “verdadeiros crentes”. São os que se juntam e seguem… pessoas que querem distribuir seu poder. Procuram por respostas, significado e iluminação fora de si próprias.
Hoffer, que escreveu “THE TRUE BELIEVER”, um clássico sobre movimentos de massa, diz: “verdadeiros crentes não se dedicam a sustentar e evoluir um self bem nutrido. Eles são seguidores, não por um desejo de auto-evolução, mas porque isso pode satisfazer sua paixão por auto-renúncia!” Hoffer também diz que os verdadeiros crentes “são eternamente incompletos e eternamente inseguros”!
Sutphen corrobora estas palavras, pela sua própria experiência. Em seus anos de conceitos de comunicação e conduzido treinamentos, ele tem encontrado tais crentes sucessivamente. A única coisa que se pode fazer é tentar postrar a eles que a única coisa a procurar é o verdadeiro Eu Interior. Aí e somente aí é que se podem encontrar as respostas. Sutphen informa que as bases da espiritualidade são a responsabilidade próprias e autoatualização. Mas muitos dos verdadeiros crentes dizem a ele que ele não é espiritualizado, e partem buscando quem lhes dê o dogma e a estrutura que desejam.
Nunca subestime o perigo potencial dessas pessoas. Elas podem ser facilmente moldadas como fanáticos que alegremente trabalharão ou morrerão por sua causa santa. Isso é um substituto para sua perdida fé em si mesmos e oferece-lhes como que um substituto para a esperança individual. A Maioria Moral é feita de verdadeiros crentes. Todos os cultos são compostos de verdadeiros crentes. Você os encontrará na política, igrejas, negócios, e grupos de causa social. São os fanáticos em tais organizações.
Movimentos de Massa costumam ter um líder carismático. Os seguidores querem converter outros para o seu estilo de vida ou impor um novo estilo — se necessário, legislando para forçar outros a seu ponto de vista, como evidenciado pelas atividades da Maioria Moral. Isso significa coação armada ou punições, o que é a linha inferior na obrigação legal.
Um inimigo comum, odiado, ou o mal é essencial para o sucesso de um movimento de massa. Os Cristãos Renascentistas têm Satã em pessoa, mas isso não é suficiente — eles acrescentaram o oculto, os pensadores da Nova Era, e, mais recentemente, todos aqueles que se opõem à integração de igreja e polícita, como evidenciado em suas campanhas políticas para reeleição, contra todos que se opõem à sua visão. Nas revoluções, o diabo está normalmente comandando o poder ou a aristocracia. Alguns movimentos de potencial humano são de longe inteligentes demais para pedir aos seus graduados para juntar-se a qualquer coisa, logo rotulando a si mesmos como um culto — mas, se você olhar mais de perto, vai descobrir que o seu diabo é qualquer um e todo mundo que não tenha tido o seu treinamento.
Há movimentos de massa sem demônios, mas eles raramente conquistam statis. Os Verdadeiros Crentes são pessoas mentalmente desequilibradas ou inseguras, ou aquelas sem fé ou amigos. Pessoas não procuram por alienígenas quando elas amam, mas sim quando elas odeiam ou se tornam obcecadas por uma csua. E aquelas que desejam uma nova vida e uma nova ordem sente que os caminhos antigos precisam ser eliminados antes que a nova ordem possa ser construída.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário